Timbre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA


Informação Nº 4322 - TRE-RR/PRES/DG/STI/CPS/SSO

À AL,

 

Em atenção às solicitações de esclarecimentos da empresa MICROSENS S.A. tenho a informar:

 

Solicitação de esclarecimento 5 - MICROSENS (0486448);​

1. Para o Item 8 do Lote 2 do objeto desta licitação, solicitamos que sejam feitas as seguintes alterações nas características técnicas, pois somente equipamentos do porte requerido da fabricante Christie atende integralmente o edital. Isto impede que qualquer produto atualmente no mercado, das fabricantes líderes do mercado mundial (Samsung, LG, AOC, Philips, entre outras), possa ser cotado na presente licitação, pois nenhum apresenta características similares ou superiores. Desta forma, visando adequar as especificações técnicas aos produtos atuais do mercado, ampliando assim o rol de participantes e promovendo a competitividade da presente licitação, solicitamos que sejam feitas as seguintes modificações

RESPOSTA :

As duas entradas de HDMI se justificam pela necessidade de redundância deste componente, uma vez que se trata de componente crítico para o funcionamento pleno dos sistemas de vídeo wall deste projeto. Tal afirmação de que apenas um fabricante de mercado atende esta especificação não merece prosperar primeiramente porque essas especificações foram baseadas em sua grande maioria de outros processos retirados do site comprasnet onde houveram ampla concorrência de mercado com diversos fabricantes. Além disso, essa mesma especificação foi enviada para diversas empresas no momento da coleta de valores para referência deste edital, onde obtivemos pelo menos 5 empresas com marcas distintas que atendem plenamente este item questionado.

Em uma rápida consulta na internet, foi verificado, conforme links abaixo, que os fabricantes LG, Christie, Samsung e Philips possuem essa característica.

Em relação a interface do tipo DVI-D out e Display Port out, uma vez que não altera o objeto e desde que se integre nos demais componentes deste item e não comprometa o projeto, será aceito um ou outro.

 

2. Para o Item 8 do Lote 2 do objeto desta licitação, é solicitado: “Especificações gerais do gerenciador (...) Deve possuir garantia de total de 3 anos on-site, disponibilizada pelo fabricante da Workstation (anexar declaração específica), comprovando este prazo e informando os dados da empresa autorizada para a prestação dos serviços em garantia.”. Entretanto, diversos gerenciadores gráficos utilizados para controle da solução de Vídeo Wall não são da categoria “Workstation”. E solicitar declaração de fabricante, restringe a competividade e a participação de diversas empresas no processo licitatório. Solicitamos informar qual a necessidade de exigir Workstation, já que gerenciadores gráficos normalmente apresentam desempenho superior. Caso não seja necessário, solicitamos que aceitos equipamentos sem ser do tipo Workstation e sem necessidade de declaração de fabricante.

RESPOSTA:

Os termos “gerenciador gráfico”, “workstation” e “controlador” tem interpretação sinônima para este processo. É importante, porém, que seja um equipamento que atenta no mínimo os requisitos apresentados no termo de referência, na qual é especificado como “controlador de vídeo wall”. Com relação a garantia, os controladores de vídeo wall deverão possuir 60 meses (5 anos) de garantia on-site do fabricante a ser comprovada através de declaração ou documentação oficial do mesmo.

 

3. Para o Item 9 do Lote 2 do objeto desta licitação, é solicitado: “Sistema de vídeo wall com 6 monitores, conforme Termo de Referência n.° 21, Anexo I do Edital.”. Entretanto não há especificações técnicas exclusivas desse Item no termo de referência. Entendemos que as especificações técnicas desse Item são idênticas ao Item 8, com a diferença somente na matriz do painel (3x2 ao invés de 2x2) e na quantidade de monitores (6 ao invés de 4). Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

Não. Este item é existente no termo de referência conforme a seguir “6. SISTEMA DE VIDEO WALL COM 6 MONITORES COMPOSTO POR:” página 17 do mesmo.

 

Solicitação de esclarecimento 6 - MICROSENS (0486449);​

 

1. Para os Itens 8 e 9 do Lote 2 do objeto desta licitação, solicitamos que sejam feitas as seguintes alterações nas características técnicas, pois da maneira como estão descritas, nenhum equipamento atualmente disponível no mercado atende integralmente ao edital. Desta forma, visando adequar as especificações técnicas aos produtos atuais do mercado, ampliando assim o rol de participantes e promovendo a competitividade da presente licitação, solicitamos que sejam feitas as seguintes modificações:

1.1. Caso contrário, solicitamos informar, no mínimo, três marcas distintas (com respectivos modelos) de gerenciadores gráficos de referência que atendam integralmente as exigências técnicas.

RESPOSTA:

Os itens 8 e 9 do Lote 2 tratam-se de requisitos mínimos aceitáveis para a solução de CONTROLADOR DE VÍDEO WALL COM SUPORTE PARA ATÉ 4 e 6 MONITORES (respectivamente). Tal solução é composta por monitores, controlador de vídeo wall, placa de vídeo, gabinete, gerenciador e suporte de piso. Todos compõem único item de modo a garantir plena integração entre seus componentes. Os requisitos técnicos mínimos elencados nos itens 8 e 9 foram obtidos através do dimensionamento total da solução, e portanto, devem ser mantidos de tal modo que apenas especificações equivalentes ou superiores serão aceitas. As afirmações acima de que as especificações não são atendidas por nenhum outro fabricante de mercado não merece prosperar, primeiramente porque essas especificações foram baseadas em sua grande maioria de outros processos retirados do site comprasnet onde houveram ampla concorrência de mercado com diversos fabricantes. Além disso, essa mesma especificação foi enviada para diversas empresas no momento da coleta de valores para referência deste edital, onde obtivemos pelo menos 3 empresas e marcas distintas que atendem plenamente todos os itens desta especificação técnica.

Ademais é extremamente comum no mercado de “workstation” ou gerenciador de vídeo wall como especificado, a customização dos componentes internos, adicionando ou removendo mais discos, memória ou processador para se chegar ao resultado desejado.

Por fim, podemos citar no mercado vários fornecedores de workstations que fornecem soluções que atendem os requisitos mínimos solicitados como, por exemplo, INPEX, ACCEPT, Grupo Digital, Norion, SDC, entre outros. Ressaltamos ainda que nenhuma característica é específica de algum fabricante que restrinja a competitividade.

 

2. Para os Itens 8 e 9 do Lote 2 do objeto desta licitação, é solicitado: “Especificações do suporte de piso:”. Entretanto, para especificação correta do suporte se faz necessário maiores detalhes. Visando atender da melhor forma possível ao edital, questiona-se:

2.1. - Qual deverá ser a altura de saída das telas (altura entre o piso e a parte inferior do painel do videowall)?

RESPOSTA:

A licitante poderá considerar altura mínima para permitir boa ergonomia dos vigilantes de segurança, considerando que a mesa de trabalho possui em torno de 0,75m, a altura de saída das telas ideal seria entre 1,20mt e 1,50mt.

2.2. - O piso é elevado?

RESPOSTA:

Não.

2.3. - Solicitamos que seja informado se será aceito acabamento em ACM preto, para o melhor acabamento possível do painel do videowall.

RESPOSTA:

O acabamento deve ter a cor de acordo com a estrutura (colunas) do vídeo wall ou alguma cor neutra que não comprometa a estética do ambiente.

2.4. - Ainda sobre o acabamento, solicitamos que seja informado se o TRE-RR tem algum padrão estético de borda (largura de borda frontal / lateral).

RESPOSTA:

Não temos nenhum padrão estético de bordas. Os monitores devem estar alinhados conforme dimensões informadas nos requisitos dos itens monitores no edital.

 

É a informação.

 

Severino José Caetano Filho

Chefe da Seção de Suporte Operacional

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por SEVERINO JOSÉ CAETANO FILHO, Chefe de Seção, em 28/08/2019, às 09:52, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.tre-rr.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0487251 e o código CRC 6366E11E.


0001235-49.2019.6.23.8000 0487251v9