Timbre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA

AVENIDA JUSCELINO KUBITSCHECK 543 - Bairro SÃO PEDRO - CEP 69306685 - Boa Vista - RR


Termo de Referência

Serviço de Manutenção Automotiva e Gestão com
Fornecimento de Peças

  1. A INTRODUÇÃO

1.1 O presente instrumento visa a definição do objeto, dos métodos e do prazo de execução da contratação dos itens descritos na tabela abaixo:

Item

Descrição/ Especificação

Unid.

Medida

Valor mensal estimado

Qtd

Valor anual estimado (R$)

01

Serviços de gestão de frota com operação de sistema informatizado via internet e tecnologia de pagamento por meio de cartão magnético nas redes de estabelecimentos credenciados para a manutenção operacional, preventiva e corretiva dos veículos que compõem a frota do TRE/RR - (Taxa de Administração).

Mês

R$ 209,00 (correspondente a 1% do total mensal estimado para fornecimento de peças e manutenção automotiva)

12

2.508,00

02

Fornecimento parcelado de peças e acessórios automotivos originais e/ou genuínos, novos, de primeiro uso, necessários à manutenção da frota de veículos do TRE/RR.

Mês

R$ 12.500,00

12

150.000,00

03

Serviços de manutenção em geral incluindo socorro mecânico e guincho/reboque (terrestre) dos veículos que compõem a frota do TRE/RR.

Mês

R$ 8.400,00

12

100.800,00

1.2 Os valores constantes no quadro acima são estimáveis com base em gastos de anos anteriores. Atualmente o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima possui contrato de manutenção de veículos automotores, cujo critério de seleção para proposta vencedora no certame da licitação foi percentual de descontos sobre serviços e peças.

1.3 Os anexos da TABELA TEMPÁRIA servem para estimar os preços dos serviços considerando o tempo necessário para sua execução, entretanto, caso seja necessário um tempo maior, o interessado poderá apresentar suas devidas justificativas.

1.4 Para estimativa dos gastos com taxa de gerenciamento, administração e controle para manutenção automotiva, tomou-se como base a taxa de 1% sobre o total de gastos mensais, após pesquisa realizada no Banco de Preços 0479757. Portanto, a taxa no valor de R$ 209,00 foi obtida da seguinte forma: Total estimado com fornecimento de peças = R$ 12.500,00 + Total estimado com manutenção preventiva e corretiva = R$ 8.400,00 X 0,01.

 

  2. DO OBJETO E SUAS ESPECIFICAÇÕES

2.1 O presente objeto visa disciplinar a contratação de empresa do ramo para prestação dos serviços terceirizados de administração, gerenciamento e controle de frota mediante manutenção automotiva em geral (preventiva, corretiva e serviço de guincho) compreendendo:

a) Fornecimento de peças genuínas ou originais, materiais necessários e acessórios;

b) Serviços de mecânica geral, lanternagem, funilaria, pintura, vidraçaria, capotaria, tapeçaria, elétrica, hidráulica, ar condicionado/refrigeração, trocas de óleos e filtros, geometria das rodas, alinhamento, balanceamento, cambagem, revisão geral, dentre outros;

c)Fornecimento, conserto e substituição de pneus;

d) Assistência de socorro mecânico (guincho), 24 horas, dentro de todo Estado de Roraima.

2.2 Define-se por serviço de gerenciamento e controle de frota a disponibilização e operação de sistema informatizado integrado para o gerenciamento das despesas com peças e serviços, informações dos veículos pertencentes à frota do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, fornecimento de aplicativo gerencial para a efetiva gestão e controle das despesas. O método de gerenciamento de frota deve utilizar sistema informatizado via internet e tecnologia de pagamento por meio de cartão magnético nas redes de estabelecimentos credenciadas e deverá atender as características de cada veículo, com o fornecimento de peças, componentes, acessórios de reposição originais e genuínos, entre outros materiais.

2.3 Os serviços devem ser realizados em rede de oficinas e centro automotivos credenciados pela contratada para atender à frota de veículos leves e pesados do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

2.4 A discriminação da frota do Tribunal poderá sofrer acréscimo ou diminuição, acarretando alteração no consumo dos produtos ou serviços, não podendo, todavia, onerar a taxa de administração do sistema de gestão de frota inicialmente contratada ou o percentual de desconto sobre peças e serviços definidos no certame.

2.5 Manutenção Corretiva: é “a manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida”. Em suma, é toda manutenção com a intenção de corrigir falhas em equipamentos, componentes, módulos ou sistemas, visando restabelecer sua função. Constitui atividade necessária para corrigir uma falha que ocorreu ou que já foi prevista durante testes de segurança e usabilidade, por meio de reparação, restauro ou substituição de componentes do veículo.

2.6 Manutenção Preventiva: é aquela que ocorrer conforme calendário estipulado pela instituição ou pelo fabricante ou, ainda, cronogramas de garantia, sempre considerando data, item a ser avaliado e quilometragem rodada. A essência da Manutenção Preventiva é a substituição de peças ou componentes antes que atinjam idade em que passam apresentar risco de quebra. A base científica da Manutenção Preventiva é o conhecimento estatístico da taxa de defeito das peças, equipamentos ou sistemas ao longo do tempo. A Manutenção Preventiva também é chamada de manutenção baseada em intervalos/tempo.

2.7 A Assistência de prestação de socorro (guincho) tem o objetivo de atender necessidade emergencial decorrente de caso fortuito ou força maior, permitindo a remoção de veículos até a prestadora de serviço de manutenção contratada ou, se for o caso, remover para o estacionamento do Tribunal.

2.8 A manutenção preventiva consistirá em inspeções periódicas, compreendendo as atividades e a frequência especificadas nos manuais dos fabricantes;

2.9 Os serviços somente poderão ser executados mediante apresentação de ordem de serviço devidamente preenchida e assinada pelo Fiscal do Contrato, Chefe ou Assistente da Seção de Transporte e Segurança ou, ainda, pelo Coordenador de Apoio Administrativo;

2.10 A ordem de serviço deve conter identificação do veículo, modelo, placa, serviço a ser verificado, sugerindo os possíveis defeitos ou componentes irregulares;

2.11 A contratada deverá apresentar, no prazo máximo de 48 horas, contados da disponibilização do veículo para manutenção, relatório técnico analítico sobre os serviços a serem realizados e peças que deverão ser substituídas, constando os respectivos valores dos serviços e orçamentos com os valores das peças, praticados no Mercado;

2.12 Toda manutenção só será realizada após aprovação do relatório técnico, definido no item anterior, pelo requisitante do serviço;

2.13 A contratada poderá solicitar visita do fiscal do contrato para averiguação dos defeitos detectados, constantes ou não nas respectivas ordens de serviço, para então realizar os serviços;

2.14 A Contratada deverá efetuar serviço de socorro mecânico (guincho) no âmbito da capital e interior do Estado de Roraima por meio de guincho ou reboque, sempre que os veículos não puderem trafegar até a oficina conveniada ou sede do TRE/RR;

2.15 O serviço de auto socorro deverá ser executado no prazo máximo de duas horas a contar do recebimento da solicitação;

2.16 Para aferição do quantitativo de horas técnicas dos serviços a serem prestados será adotada a tabela tempária do SINDEREPA-RR - Sindicato das Empresas de Reparações de Veículos de Roraima, onde os serviços mais usuais estão consignados no final deste documento.

2.17 Havendo ausência do registro de tempo para alguns serviços, estes deverão ser convencionados entre a contratada e a Seção de Transporte e Segurança, tomando-se como parâmetro os tempos dos serviços semelhantes praticados nas demais linhas e categorias de veículos ou qualquer tabela tempária praticada por entidade idônea que opere com manutenção automotiva no âmbito do Estado de Roraima.

2.18 As peças empregadas podem ser originais, genuínas ou similares desde que atendam aos padrões técnicos ou equivalentes aos recomendados pelo fabricante, previamente examinados pelo TRE/RR, que se reservará no direito de rejeitá-las caso não satisfaçam os padrões especificados;

2.19 Para aprovação do fornecimento de eventuais peças, a contratada deverá apresentar cotação de preços no mercado local em número não inferior a 03 (três) propostas de valores das peças e/ou serviços, excluindo-se a contratada de apresentar sua própria proposta.

2.20 Dentre os serviços e fornecimento de peças estão contemplados: confecção de chaves de ignição, placas dos veículos, recarga de extintores de incêndio, tapeçaria, estofamento, funilaria, vidraçaria, lanternagem, pintura, refrigeração, eletricidade, injeção eletrônica, avaliação de danos nos veículos em caso de veículo envolvido em acidente de trânsito ou qualquer sinistro, reboque ou guincho de veículo, geometria das rodas (alinhamento, convergência, divergência, cambagem, caster) e balanceamento.

 

  3. DA JUSTIFICATIVA

3.1 A contratação do objeto visa o controle dos gastos por veículo, através de sistema de gerenciamento que forneça relatórios de utilização dos veículos, possibilitando assim o controle da frota, uma vez que o TRE/RR não dispõe de sistema de gestão de frota.

3.2 A contratação de um sistema de gestão de frota possibilitará a Administração efetuar os serviços de manutenção automotiva com maior qualidade e economicidade, visto que pelo sistema informatizado as oficinas serão obrigadas a apresentarem/enviarem orçamentos/cotações sobre um mesmo serviço/peças a ser realizado em todas as oficinas e auto-peças credenciadas. Com tal sistema será possível melhorar o controle dos prazos de início e fim dos serviços e também minimizar os riscos de aquisição de peças. Com isso, adotando um sistema de gerenciamento de despesas automotivas o TRE/RR ajusta-se indiretamente as recomendações 9.2.1, 9.2.2 e 9.3.1 do Acórdão TCU n° 2354/2017 - processo n° TC 007.446/2017-9 que o Tribunal de Contas fez à Polícia Rodoviária Federal.

3.3 Por fim, justifica-se ainda a contratação garantir a perfeita execução das atividades desenvolvidas, pois, para os veículos funcionarem, exige-se a realização de manutenção preventiva e corretiva em razão do uso.

 

  4. DA FORMA DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

4.1 Os serviços serão executados conforme discriminado abaixo.

4.2 A Contratada deverá dispor de ampla rede de estabelecimentos conveniados (oficinas automotivas, borracharias, concessionárias, autopeças, postos de lavagem e serviços de guincho) em todo o território do Estado de Roraima, devendo promover o credenciamento de outros, a pedido da Contratante, em função das necessidades que se fizerem presentes, sempre conexas aos interesses públicos, para fins de prestação de serviços gerais de mecânica, elétrica, funilaria, suspensão, pintura, lubrificantes, troca de óleos e filtros, vidraçaria, capotaria, tapeçaria, borracharia, retífica, geometria das rodas, alinhamento, balanceamento, serviços de chaveiro, fornecimento de peças e acessórios em geral.

4.3 Manutenção Preventiva - compreende todos os serviços executáveis em oficinas mecânicas reparadoras ou concessionárias de automóveis, obedecendo-se às recomendações do fabricante do veículo e/ou as recomendações da equipe de Transportes do TRE/RR.

4.4 São exemplos de manutenção preventiva:

4.4.1 Troca de pneus, geometria das rodas;

4.4.2 Troca de óleo de motor, câmbio e diferencial, óleo de freio, líquido de arrefecimento;

4.4.3 Lubrificação e fornecimento e substituição de elementos filtrantes de veículos;

4.4.4 Reposição de palhetas de limpador, baterias, equipamentos de segurança (triângulo sinalizador, chave de roda, cinto de segurança) e combate a incêndios, correias de alternador/gerador e direção hidráulica, etc;

4.4.5 Substituição de itens do motor, conforme cronogramas de substituições previstos nos manuais dos veículos;

4.4.6 Limpeza de motor e bicos injetores;

4.4.7 Regulagens de bombas e bicos injetores;

4.4.8 Limpeza, higienização e lavagem dos veículos;

4.4.9 Revisões previstas nos manuais dos veículos;

4.4.10 Outros serviços e/ou equipamentos por orientação do Setor de Transportes e Segurança;

4.5 Manutenção Corretiva - compreende todos serviços, executáveis em oficinas mecânicas reparadoras ou concessionárias, que venham a ocorrer fora dos períodos estabelecidos para execução das manutenções preventivas; correções de defeitos aleatórios resultantes de desgastes e/ou deficiências de operação, manutenção e fabricação, garantindo a operacionalidade do veículo, além de preservar a segurança no transporte das pessoas, materiais e equipamentos.

4.6 São exemplos de manutenção corretiva:

4.6.1 Serviços de retífica e reparação de motor e caixa de câmbio;

4.6.2 Montagem e desmontagem de jogo de embreagens;

4.6.3 Serviços de suspenção e freios;

4.6.4 Serviços de instalação elétrica;

4.6.5 Serviços no sistema de injeção eletrônica;

4.6.6 Capotaria;

4.6.7 Tapeçaria;

4.6.8 Borracharia;

4.6.9 Chaveiro;

4.6.10 Confecção de placas dos veículos;

4.6.11 Funilaria e pintura;

4.6.12 Serviços no sistema de arrefecimento;

4.6.13 Serviços no sistema de ar-condicionado;

4.6.14 Revisão geral e serviços integrantes para atendimento das normas obrigatórias de inspeção ambiental veicular;

4.7 Reboque de Veículos (Assistência 24 horas) em caso de acidente ou pane, no âmbito do Estado de Roraima.

4.8 A rede credenciada deverá ser suficiente para o pleno atendimento da demanda de serviços de manutenção dos veículos do TRE/RR, devendo conter, obrigatoriamente, após a assinatura do contrato, o mínimo de três estabelecimentos credenciados de autopeças, oficinas mecânicas, concessionárias e serviços de guincho de veículos.

4.8.1 Nos municípios relacionados no Anexo III deste termo de referência, sempre que houver estabelecimento com estrutura adequada, a contratada deverá proceder ao credenciamento, com prévia ciência e concordância do fiscal do contrato. O fiscal do contrato terá liberdade para indicar estabelecimentos para credenciamento, em qualquer dos municípios do estado de Roraima.

4.9 Conforme necessidade da contratante, e sem qualquer ônus a ela, a contratada deverá efetuar o credenciamento de novos fornecedores e prestadores de serviço, tendo para isso, o prazo de 30 (trinta) dias a partir da data da solicitação.

4.10 Treinamento de todos os gestores e usuários do sistema envolvidos na utilização da solução proposta, a serem realizados nas instalações do TRE/RR no prazo máximo de 10 (dez) dias contados a partir da data da entrega dos dados cadastrais dos usuários.

4.11 A Contratada deverá tornar disponível à Contratante, sendo considerado como base operacional a Seção de Transportes e Segurança, sistema em ambiente web, de gerenciamento de serviços, cuja tecnologia possibilite/forneça um perfil mínimo de funcionalidade, conforme descrito a seguir:

4.11.1 Abertura de Ordens de Serviço on-line/real time;

4.11.2 Recebimento de orçamento on-line/real time;

4.11.3 Avaliação e aprovação on-line/real time de orçamento de peças, acessórios e serviços;

4.11.4 Cotação de preços de peças, acessórios e serviços on-line/real time;

4.11.5 Acompanhamento on-line do status dos serviços que estiver sendo efetuado;

4.11.6 Sistemas Integrados de Informações, permitindo a geração de relatórios gerenciais;

4.11.7 Sistemas tecnológicos integrados que viabilize a autorização para realização dos serviços de manutenção e reparos e fornecimento de autopeças e acessórios para os veículos da frota da Contratante junto aos estabelecimentos da rede, por meio de senha fornecida aos fiscais designados pela Administração;

4.11.8 Utilização de logística especializada de rede, com amplo número de oficinas e concessionárias credenciadas, no Estado de Roraima; banco de dados para fornecimento de relatórios gerenciais com históricos dos serviços executados, despesas de manutenção de cada um dos veículos da frota, fornecendo, inclusive, índice de atendimento por tipo de serviço;

4.11.9 Fornecimento de relatórios específicos, analíticos e sintéticos, por período pré- estabelecido, extraídos por veículos individuais ou grupos, que possibilitem a análise de gastos discriminados em peças e mãos de obra;

4.11.10 Faturamento de nota fiscal com demonstrativo de compra, discriminado valores gastos com mãos de obra, peças e taxa de administração;

4.12 O sistema deverá registrar e armazenar todos os dados da vida mecânica do veículo e, a cada operação:

4.12.1 Número de identificação da ordem de serviço;

4.12.2 Número de identificação do cartão ou centro de resultado demandante;

4.12.3 Identificação do veículo (tipo de frota e placas);

4.12.4 Modelo do veículo;

4.12.5 Centro de Custo;

4.12.6 Data e hora de abertura e fechamento da ordem de serviço;

4.12.7 Data e hora de início e fim da manutenção do veículo;

4.12.8 Tipo de serviço (aquisição de peça/ manutenção corretiva/ serviço de guincho);

4.12.9 Identificação do gestor responsável pela aprovação do orçamento (nome e matrícula);

4.12.10 Quilometragem do veículo no momento da execução do serviço;

4.12.11 Descrição individualizados dos serviços executados e peças trocadas;

4.12.12 Valor total de mão de obra;

4.12.13 Valor total das peças;

4.12.14 Tempo de garantia do serviço realizados;

4.12.15 Tempo de garantia das peças substituídas;

4.12.16 Valor total da operação;

4.12.17 Descrição sumarizada da operação;

4.12.18 Razão Social, endereço e CNPJ do fornecedor e/ou prestador de serviço;

4.12.19 Número e data das notas fiscais emitidas pelo fornecedor;

4.12.20 Custo por Km rodado;

4.13 Todos os dados do item 4.12, deverão estar disponíveis para consulta da Contratante e emissão de relatórios, sendo que, a cada fechamento de período e emissão de nota para pagamento, deverão constar descriminados e separados em relatório de consumo e composição de faturamento.

4.14 O sistema deverá emitir relatórios gerenciais, financeiros e operacionais que permitam o controle de despesas e tipos de serviços, do valor das peças e da mão de obra, das garantias, do histórico de ordens de serviço, do histórico de ordens de serviço, orçamentos e de manutenção por veículo e centro de custo;

4.15 O histórico das operações deve ser armazenado e de imediata e fácil consulta pela Contratante durante a vigência contratual, bem como, ao término do contrato, deverá ser disponibilizado pela Contratada em planilha eletrônica.

4.16 Os relatórios disponibilizados pela Contratada, deverão conter no mínimo, as seguintes informações, sem prejuízo a eventuais alterações e adequações às necessidades da Contratante:

4.16.1 Histórico de manutenção por período, por tipo de veículo, por placa, por tipo de frota, por centro de custo e por estabelecimento comercial, com descrição do valor total de peças e valor total de mão de obra;

4.16.2 Ordem de serviço cadastrada;

4.16.3 Comparativo de valor negociado na ordem de serviço;

4.16.4 Registro de garantia de peças e serviços;

4.16.5 Histórico de orçamentos;

4.16.6 Relatório de custos por tipo de veículo e centro de custo;

4.16.7 Composição de frota, com ano de fabricação, tipo de veículo, modelo de veículo, centro de custo, placas e demais dados de identificação;

4.16.8 Relação completa de discriminada de rede credenciada;

4.16.9 Tempo de imobilização do veículo;

4.16.10 Custo por tipo de manutenção;

4.16.11 Custo global, mensal de serviços e peças;

4.16.12 Todos os relatórios devem ser gerados a partir de período pré-estabelecido pelo gestor de frota, permitindo comparativos de desempenho, análise de gestão e migração de dados para planilha eletrônica tipo Excel possibilitando a extração de dados com um período mínimo de 12 meses.

4.17 Disponibilizar acesso a sistemas ou instrumento hábil composta por ferramenta que possibilita ao gestor/fiscal efetuar consulta online, tanto à tabela de preços dos fabricantes de peças, quanto à tabela de tempos de mão de obra padrão (Tabela Tempária), conforme informação técnica do Sindicato da Indústria e Reparação de Veículos e Acessórios - Exemplo: Sistema AUDATEX MOLICAR e outros similares.

4.18 A Contratada deverá executar o serviço utilizando-se dos materiais, equipamentos, ferramentas e utensílios necessários à perfeita execução contratual, conforme disposto no Termo de Referência.

4.19 A Contratada se responsabilizará pela execução dos serviços objeto da contratação através de seus recursos tecnológicos e equipes técnicas especializadas, segundo padrões de excelência sob aspectos da organização, eficiência, qualidade e economicidade.

4.20 Todas as operações serão realizadas interativamente, via web, entre o sistema da Contratada e o operador - servidor autorizado do TRE/RR mediante opções de execução oferecidas (menus).

4.21 A Contratada deverá ofertar serviços destinados à gestão de frota, apresentando dados quantitativos, mecanismo e processos necessários para viabilizar o acesso a sistema, em ambiente web capaz de atender a todas as demandas da Contratante no escopo do objeto do contrato, e apto a proporcionar soluções globais e integradas, com alto nível de segurança e de controle dos serviços gerais de abastecimento e manutenção dos diversos tipos de veículos do TRE/RR.

4.22 A Contratada deverá tornar disponíveis sistemas tecnológicos de intendência, fornecendo serviços de gerenciamento informatizado, com metodologia de cadastramento, controle e logística, compreendendo, dentre outros:

4.22.1 Ampla rede de borracharias, oficinas autopeças e concessionárias conveniadas, em todo o território do Estado de Roraima;

4.22.2 Implantação de sistema integrado, em ambiente web, para veículos componentes da frota do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, proporcionando um controle eletrônico dos serviços de manutenção prestados pelas conveniadas;

4.22.3Controle informatizado de sistemas integrados de gestão de frotas possibilitando à Contratada a emissão de relatórios financeiros, operacionais e gerenciais, que permitam estrito e eficaz acompanhamento da situação de manutenção da frota, da qualidade dos serviços prestados, bem como total dos gastos envolvidos.

4.23 A Contratada tornará disponível o acesso a software, em ambiente web para gerenciamento da frota da Contratante, cadastrando todos os veículos que a integram.

4.24 O sistema de gerenciamento integrado deverá permitir a emissão de relatórios cadastrais, operacionais e financeiros para o controle e gestão das informações sobre os veículos cadastrados, identificando toda e qualquer transação efetuada, cujo atendimento na rede credenciada tenha gerado despesas de manutenção e aquisição de peças originais.

4.25 Será considerada como USUÁRIO a (s) unidades (s) administrativas (s) determinadas pela contratante, sendo designados servidores responsáveis pela fiscalização e gerenciamento dos serviços, aos quais a Contratada tornará disponíveis senhas de acesso ao sistema web de gerenciamento, em diferentes níveis, conforme o caso, e segundo determinação do órgão fiscal.

4.26 O sistema tecnológico integrado viabilizará o pagamento dos serviços executados e o fornecimento de peças e acessórios, mediante uso de senha fornecida aos fiscais designados pela administração.

4.27 A contratada deverá credenciar oficinas, sempre que possível nas imediações das unidades da Contratante.

4.28 As oficinas e concessionárias integrantes da rede conveniada pela Contratada deverão estar plenamente equipadas para prestação de serviços mecânicos automotivos e fornecimento de peças e acessórios automotivos originais, genuínas ou similares.

4.29 Os estabelecimentos da rede credenciada da Contratada deverão fornecer ao usuário do serviço comprovante da transação efetuada, com a descrição dos serviços prestados; dos preços praticados, dos descontos ofertados, das garantias praticadas, da data, bem como identificação da credenciada.

4.30 As oficinas e concessionárias integrantes da rede conveniada pela Contratada deverão confeccionar Check-list, dos itens e acessórios no interior do veículo no momento do recebimento e entrega do mesmo.

4.31 As oficinas e concessionárias integrantes da rede conveniada pela Contratada deverão proceder à entrega ao usuário das peças substituídas nos veículos, bem como os certificados de garantia e relação de peças utilizadas com marca e modelo.

4.32 Todos os serviços executados ou materiais fornecidos pelas oficinas e concessionárias conveniadas pela Contratada, estarão sujeitos à aceitação pelo TRE/RR que aferirá se aqueles satisfazem o padrão de qualidade desejável e necessário, em cada caso.

4.33 Na hipótese prevista no item acima, as oficinas e as concessionárias conveniadas pela Contratada, obrigar-se-ão a fazer os serviços, bem como providenciar a substituição das peças, materiais ou acessórios, arcando com todas as despesas decorrentes, devendo tomar estas providências tão logo seja comunicado à Contratada a não aceitação pelo Fiscal do Contrato.

4.34 As oficinas integrantes da rede conveniada deverão ter como limite máximo de preço para peças e acessórios originais que possuam código da montadora (número de peça), os constantes da Tabela de Preço Oficial da montadora do veículo para o qual o material está sendo adquirido.

4.35 O Contratante deverá adquirir as peças ou acessórios atentando para o melhor desconto ofertado pela rede conveniada, sendo considerada como critério a proximidade do local onde o serviço será executado, avaliando-se o custo/benefício.

4.36 A base do cálculo do preço praticado para prestação de serviços de mecânica, elétrica, lanternagem, alinhamento e balanceamento e outros deverá ser de acordo com o tempo para a execução do serviço constante da Tabela de Tempos Padrão de Reparos adotados pela montadora de acordo com o modelo da viatura (código, descrição e tempo padrão de execução do serviço).

4.37 Os serviços somente poderão ser executados após o envio on-line/real time, pela empresa conveniada, de orçamento detalhado, através dos menus eletrônicos apropriados existentes no ambiente web da Contratada, e respectiva autorização pelo fiscal designado pela contratante, que se pronunciará após imediata análise e avaliação do orçamento a ele submetido previamente.

4.38 Todos os estabelecimentos integrantes da rede credenciada da Contratada deverão ser por esta reembolsados, inexistindo qualquer vínculo ou obrigações financeiras entre a contratante e tais prestadores de serviço.

4.39 O sistema web da Contratada deverá promover a otimização e homogeneização das operações de manutenção automotivas realizadas, com o controle sobre todos os veículos e respectivos usuários.

4.40 A Contratante se reserva o direito de, a qualquer tempo, solicitar a substituição de prepostos da Contratada, uma vez constatado o não preenchimento das condições exigidas para assistência a ser prestada, ou que se conduzam de modo inconveniente ou incompatível com o decoro e a função a qual lhe foi cometida.

4.41 Será designado, como fiscal do Contrato, servidor para executar a gestão administrativa e financeira do contrato, bem como operacionalmente, as ações de acompanhamento físico, controle e fiscalização do contrato, desempenhando o papel de Representante da Administração de que trata Art.67 da Lei 8.666/93.

4.42 A contratada deverá estar ciente de que quaisquer entendimentos com o fiscal serão feitos sempre por escrito, não sendo consideradas quaisquer alegações com fundamento em ordem ou declarações verbais.

4.43 Os serviços deverão ser prestados todos os dias, no horário comercial;

4.44 O preço deverá abranger todos os impostos, taxas, fretes e demais encargos, assim como quaisquer atividades ou insumos necessários à execução do objeto, mesmo quando não expressamente indicados, não cabendo, posteriormente, quaisquer acréscimos previsíveis;

4.45 O objeto do presente instrumento será custeado através do programa de trabalho Gestão e Administração de Programa e, na ocorrência de eleições, com recursos destinados a Pleitos Eleitorais, constantes do Orçamento Geral da União;

 

  5. INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O DIMENSIONAMENTO DA PROPOSTA

5.1 A frota de veículos do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima é composta de 38 automóveis conforme tabela constante no anexo I:

5.1.1 Os serviços contemplarão também outros veículos que forem adquiridos pelo Tribunal ao longo da execução contratual.

 

  6. DA EXECUÇÃO E RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS

6.1 A execução dos serviços será iniciada na data de assinatura do contrato.

6.2 Os serviços serão recebidos pelo(a) responsável do acompanhamento e fiscalização do contrato, para efeito de posterior verificação de sua conformidade com as especificações constantes neste Termo de Referência e na proposta.

6.3 Os serviços poderão ser rejeitados, no todo ou em parte, quando em desacordo com as especificações constantes neste Termo de Referência e na proposta, devendo ser corrigidos/refeitos/substituídos no prazo fixado pelo fiscal do contrato, às custas da Contratada, sem prejuízo da aplicação de penalidades.

6.4 Todos os serviços e peças terão prazos de garantias, contados do recebimento provisório.

 

  7. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

7.1 Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela Contratada, de acordo com o termo de referência, as cláusulas contratuais e a proposta;

7.2 Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos eventualmente envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;

7.3 Notificar a Contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;

7.4 Pagar à Contratada o valor resultante da prestação do serviço, no prazo e condições estabelecidas neste termo ou contrato;

 

  8. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

8.1 Executar os serviços conforme especificações deste Termo de Referência, proposta e cláusulas contratuais, além de fornecer os materiais e equipamentos, ferramentas e utensílios necessários, na qualidade e quantidade especificadas;

8.2 Reparar, corrigir, remover ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, no prazo fixado pelo fiscal do contrato, os serviços efetuados em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou dos materiais empregados;

8.3 Responsabilizar-se pelos vícios e danos decorrentes da execução do objeto, de acordo com os artigos 14 e 17 a 27, do Código de Defesa do Consumidor (Lei n° 8.078, de 1990), ficando a Contratante autorizada a descontar da garantia, caso exigida no edital, ou dos pagamentos devidos à Contratada, o valor correspondente aos danos sofridos;

8.4 Utilizar empregados habilitados e com conhecimentos básicos dos serviços a serem executados, em conformidade com as normas e determinações em vigor;

8.5 Responsabilizar-se por todas as obrigações trabalhistas, sociais, previdenciárias, tributárias e as demais previstas na legislação específica, cuja inadimplência não transfere responsabilidade à Contratante;

8.6 Instruir seus empregados quanto à necessidade de acatar as normas internas da Administração;

8.7 Relatar à Contratante toda e qualquer irregularidade verificada no decorrer da prestação dos serviços;

8.8 Não permitir a utilização de qualquer trabalho do menor de dezesseis anos, exceto na condição de aprendiz para os maiores de quatorze anos; nem permitir a utilização do trabalho do menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre;

8.9 Manter durante toda a vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

8.10 Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato;

8.11 Arcar com o ônus decorrente de eventual equívoco no dimensionamento dos quantitativos de sua proposta, devendo complementá-los, caso o previsto inicialmente em sua proposta não seja satisfatório para o atendimento ao objeto da licitação, exceto quando ocorrer algum dos eventos arrolados nos incisos do § 1° do art. 57 da Lei n° 8.666, de 1993.

8.12 Durante a execução do objeto, a Contratada deverá ainda:

8.12.1 Responder, na forma da lei, pelos serviços que porventura venham a apresentar qualquer irregularidade ou discordância deste Termo de Referência;

8.12.2 Efetuar a entrega ao TRE/RR de todas as peças e baterias substituídas;

8.12.3 Providenciar no mínimo três orçamentos para as peças e os serviços no mercado local, para fins de autorização para a execução das solicitações (ordem de serviços/fornecimentos);

 

   9. DOS PRAZOS

9.1 Os prazos para execução das manutenções/reparos necessários nos veículos, nacionais ou importados, devem ser estabelecidos de comum acordo com a Contratada, levando-se em consideração o grau de avaria nos mesmos, porém os serviços de pequena monta (manutenções preventivas) deverão ser efetuados sempre dentro de um prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, sendo que para a manutenção corretiva o prazo não seja superior a 120 (cento e vinte) horas, a partir da aprovação do orçamento, sem prejuízo dos serviços de maior durabilidade, desde que previamente informados a fiscalização do contrato.

9.2 A efetiva implantação do sistema de gerenciamento das despesas de manutenção dos veículos, com fornecimento de peças, deverá dar-se num prazo máximo de 20 (vinte) dias, a contar da assinatura do instrumento contratual, incluindo o acesso a todos os recursos tecnológicos e ferramentas necessários à plena utilização dos sistemas web da Contratada pelos servidores autorizados vinculados ao Contratante.

9.3 O prazo para atendimento e solução de problemas técnicos no sistema da Contratada, utilizado no atendimento às demandas da Contratante não deverá ser superior a quatro horas.

 

  10. DA GARANTIA DOS SERVIÇOS

10.1 As oficinas e concessionárias integrantes da rede pela Contratada deverão fornecer garantia conforme estabelecido abaixo:

10.1.1 12 (doze) meses para as peças repostas e instaladas nas oficinas conveniadas pela Contratada, a partir da emissão da(s) nota(s) fiscal(is) fatura(s);

10.1.2 90 (noventa) dias para os serviços executados pelas oficinas credenciadas pela Contratada onde não houver utilização de peças, a partir da emissão da(s) nota(s) fiscal(is) fatura(s);

10.1.3 Os serviços de manutenção corretiva terão garantia mínima de 90 (noventa) dias, exceto alinhamento de direção e balanceamento que terão garantia de 30 (trinta) dias e os serviços de lanternagem e pintura que será de 12 (doze) meses;

10.1.4 As peças utilizadas nos serviços poderão ter garantia diferenciada, desde que seja por um período superior aos estabelecido neste documento.

10.2 Durante o prazo de garantia, sem quaisquer ônus para o TRE/RR, os estabelecimentos credenciados, às suas expensas, estão obrigados a:

10.2.1 Substituir o material defeituoso;

10.2.2 Corrigir defeitos de fabricação;

10.2.3 Trocar o material, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, a contar da data de comunicação.

 

 11.  PENALIDADES

Poderá a Administração, garantida a prévia defesa, aplicar a multa de até 30% sobre o valor total proposto pela licitante vencedora, nos seguintes casos:

a) Deixar de entregar documentação exigida no Edital;

b) Apresentar documentação falsa;

c) Ensejar o retardamento da execução do objeto;

d) Não mantiver a proposta apresentada no certame;

e) Falhar ou fraudar a execução do contrato;

f) Comportar-se de modo inidôneo;

g) Fizer declaração falsa;

h) Cometer fraude fiscal.

Para os fins de conhecimento reputar-se-ão inidôneos os atos descritos nos artigos 90, 92, 93, 94, 95 e 97 da Lei n.º 8.666/93.

Também fica sujeita às penalidades do Art. 87, III e IV, da Lei nº 8.666, de 1993, a Contratada que:

a) Tenha sofrido condenação definitiva por praticar, por meio dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos.

b) Tenha praticado atos ilícitos visando frustrar os objetivos da licitação.

c) Demonstre não possuir idoneidade para contratar com a Administração em virtude de atos ilícitos praticados.

Além das infrações discriminadas nos subitens acima ficará a Contratada, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, sujeita às seguintes sanções:

A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa à Contratada, observando-se o procedimento previsto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente a Lei nº 9.784, de 1999.

A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Contratante, observado o princípio da proporcionalidade.

As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

 

  12. DO PAGAMENTO

12.1 Mensalmente a contratada enviará até o quinto dia útil as faturas correspondentes às Ordens de Serviço emitidas, e após conferidos e aprovados todos os lançamentos pela Seção de Transporte e Segurança do TRE-RR serão devidamente atestadas.

12.2 Após o atesto da fiscalização o pagamento será realizado em até 10 (dez) dias úteis. Nenhum pagamento será realizado se houver qualquer pendência que seja com relação a refazimento/correção de serviços solicitados, quer sejam pendência de comprovação de regularidade fiscal, trabalhistas, previdenciárias com quaisquer das Fazendas Públicas.

 

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 O pessoal envolvido no serviço previsto neste instrumento não terá qualquer vínculo empregatício com o TRE/RR, sendo de exclusiva responsabilidade da empresa as despesas com todos os encargos sociais, trabalhistas e fiscais incidentes;

12.2 O objeto poderá ser alterado de acordo com o interesse e a necessidade da administração, observando-se o disposto no artigo 65 da Lei n.° 8.666/93;

12.3 As eventuais contratações originadas deste termo de referência serão classificadas de natureza serviços contínuos nos termos do art. 57, II da lei 8.666/93

12.4 A Diretoria-Geral conhecerá dos casos omissos.

Boa Vista, 30 de abril de 2019.

 

Anexo I - Tabela de Veículos do TRE/RR

 

Veículo/mod.

Ano

Placa

Marca

Localização

1

Uno Mille Fire

2006

NAS-0640

Fiat

Sede

2

Uno Mille Fire

2006

NAS-1580

Fiat

5a ZE

3

Daily Van

2004

NAK-5411

Fiat Iveco

Sede

4

Cargo 712

2011

GSW-1121

Ford

Sede

5

F-1000 Turbo XL

1998

NAH-6569

Ford

Sede

6

F-1000 Turbo XL

1998

NAH-6579

Ford

Sede

7

Astra GL 1.8

2001

NAM-2840

GM

Sede

8

Astra Confort 2.0

2004

NAQ-1770

GM

Sede

9

Celta

2002

NAL-4018

GM

Sede

10

Celta

2002

NAL-4258

GM

Sede

11

Corsa ST Pick-Up

2002

NAL-4418

GM

Sede

12

S-10 2.8 C.D.

2001

NAM-2850

GM

Sede

13

L200 GLS

2004

NAO-2088

Mitsubishi

Sede

14

L200 GLS

2005

NAQ-8680

Mitsubishi

Sede

15

L200 GLS

2005

NAQ-8690

Mitsubishi

Sede

16

L200 GLS

2006

NAR-5950

Mitsubishi

6a ZE

17

L200 GLS

2006

NAR-5970

Mitsubishi

Sede

18

L200 GLS

2006

NAR-5980

Mitsubishi

3a ZE

19

L200 GLS

2006

NAR-5990

Mitsubishi

8a ZE

20

L200 GLS

2006

NAS-9610

Mitsubishi

4a ZE

21

Bandeirante C.D.

1996

NAJ-3757

Toyota

Sede

22

Bandeirante C.D.

1996

NAJ-3976

Toyota

Sede

23

Corolla X.E.I.

2003

NAM-6808

Toyota

Sede

24

Gol 1.0

1995

NAJ-6594

VW

Sede

25

Clio

2011

NBA-1679

Renault

7a ZE

26

Clio

2011

NBA-1689

Renault

2a ZE

27

Clio

2011

NBA-1699

Renault

5aZE

28

Frontier

2012

NBA-3196

Nissan

Sede

29

Frontier

2012

NBA-2864

Nissan

Sede

30

Frontier

2012

NBA-2794

Nissan

Sede

31

Frontier

2012

NBA-3186

Nissan

Sede

32

Ônibus Volare

2013

NAQ-8414

Volare

Sede

33

Fiesta

2012

NAQ-1363

Ford

1a ZE

34

Fiesta

2012

NAQ-1463

Ford

Sede

35

Ônibus Agrale Eurobus

2014

NAX-7128

Agrale

Sede

36

Ônibus Agrale Eurobus

2014

NAX-7138

Agrale

Sede

37

L 200 Triton

2015

NAU-1535

Mitsubishi

Sede

38

L 200 Triton

2015

NAU-1545

Mitsubishi

Sede

 

 

ANEXO II - Tabela Tempária do SINDEREPA - RR - Sindicato das Empresas de

Reparações de Veículos de Roraima

Nota: Esta tabela trata de motores aplicados pelas montadoras como; GM, FORD, FIAT,VOLARE, AGRALE, VOLARE, NISSAN, TOYOTA, MITSUBISHI.

 

Motor básico

 

 

 

 

 

Descrição

3 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

Remover e instalar a polia e amortecedor de vibrações

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

Remover e instalar o volante

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

Remover e instalar a carcaça do volante

0.80

0.80

0.80

0.80

0.80

1.40

1.40

Remover e instalar a tampa da distribuição

1.40

1.40

1.40

1.40

1.40

1.40

1.40

Remover e instalar a tampa traseira

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

Remover e instalar retentor dianteiro da árvore de manivelas

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

Remover e instalar o retentor traseiro da árvore de manivelas

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

Remover e instalar uma engrenagem intermediária

2.50

2.50

2.50

2.50

2.50

2.50

2.50

Remover e instalar a engrenagem da árvore de comando

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

Remover e instalar a árvore de comando (incluindo tuchos)

3.00

3.60

4.10

3.00

3.50

2.50

3.00

Remover e instalar o compensador de massas

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

Remover e instalar um balancim

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

Remover e instalar todos os balancins

0.70

0.80

1.00

0.80

1.00

0.50

0.70

Remover e instalar um kit de reparo (camisa, pistão e anéis)

3.50

3.50

3.50

3.50

3.50

3.50

3.50

Remover e instalar todos os kits de reparo

6.00

7.50

11.00

7.50

11.00

7.50

11.00

Remover e instalar a árvore de manivelas

5.00

7.00

8.00

7.00

8.00

7.00

8.00

Substituir o bloco do motor

13.00

17.00

20.00

17.00

20.00

17.00

20.00

Substituir o motor parcial

10.00

13.00

14.00

13.00

14.00

13.00

14.00

Remover e instalar o motor no veículo ou equipamento

8.00

8.00

8.00

8.00

8.00

8.00

8.00

Sistema de injeção

 

 

 

 

 

Descricão

3 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

Remover e instalar a bomba injetora em linha

2.30

2.30

2.30

2.30

2.30

2.30

2.30

Remover e instalar a bomba injetora distribuidora

1.50

1.50

1.50

1.50

1.50

2.50

2.50

Remover e instalar a engrenagem da bomba injetora

2.40

2.40

2.40

1.60

2.40

2.60

2.60

Remover e instalar a engrenagem de avanço automático

2.50

2.50

2.50

2.50

2.50

2.50

2.50

Remover e instalar a bomba alimentadora

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

 
 
 

Remover e instalar filtro de combustível

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

Remover e instalar um tubo de alta pressão

0.70

0.70

0.70

0.20

0.20

0.70

0.70

Remover e instalar todos os tubos de alta pressão

1.00

1.20

1.50

0.40

0.50

1.20

1.50

Remover, testar e instalar um bico injetor

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

Remover, testar e instalar todos os bicos injetores

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

Remover e instalar o solenoide de parada

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

Sistema de arrefecimento

 

 

 

 

 

Descrição

3 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

Remover e instalar a bomba d’água do motor

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

0.20

0.20

Remover e instalar a válvula termostática

0.20

0.20

0.20

0.50

0.50

0.50

0.50

Testar a válvula termostática

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

Remover e instalar uma correia

0.18

0.18

0.18

0.18

0.18

0.18

0.18

Remover e instalar o ventilador

0.30

0.30

0.30

0.30

0.30

0.30

0.30

Remover e instalar o radiador de água (motores industriais)

1.50

1.50

1.80

1.50

1.80

1.50

1.80

Remover e instalar a caixa de válvulas termostáticas

0.80

0.80

0.85

0.80

0.85

0.80

0.85

Remover e instalar o tubo d’água

0.30

0.35

0.45

0.80

0.85

0.80

0.85

Remover e instalar a bomba d’água salgada

0.70

0.70

0.70

0.70

0.70

0.70

0.70

Substituir o reparo da bomba d’água salgada

1.30

1.30

1.30

1.30

1.30

1.30

1.30

Remover e instalar o intercambiador de água doce/salgada

1.50

1.50

1.50

1.50

1.50

1.50

1.50

Remover e instalar a mufla (motores marítimos)

1.00

1.40

1.50

1.50

1.50

1.50

1.50

Sistema de admissão e escape

 

 

 

 

 

Descrição

3 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

Remover e instalar o filtro de ar

0.30

0.30

0.30

0.30

0.30

0.30

0.30

Remover e instalar o coletor de admissão

1.40

1.45

1.50

1.45

1.50

1.45

1.50

Remover e instalar o coletor de escape

1.40

1.45

1.50

1.45

1.50

1.45

1.50

Remover e instalar o turbocompressor

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

Remover e instalar um cabeçote (incluindo a junta)

2.00

2.00

2.00

2.00

2.00

3.50

4.00

Remover e instalar todos os cabeçotes (incluindo as juntas)

3.00

3.50

4.00

3.50

4.00

3.50

4.00

 
 

 

Sistema de Lubrificação

 

 

 

Descrição

3 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

Remover e instalar o cárter

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

Remover e instalar a bomba de óleo lubrificante

2.10

2.10

2.10

3.00

3.00

3.50

3.50

Remover e instalar o filtro de óleo lubrificante

0.20

0.20

0.20

0.20

0.20

0.20

0.20

Remover e instalar o cabeçote do filtro de óleo lubrificante

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

0.40

Remover e instalar o intercambiador de óleo

0.80

0.80

0.80

0.80

0.80

0.80

0.80

Sistemas periféricos

 

 

 

 

 

 

 

Descrição

3 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

4 cil.

6 cil.

Remover e instalar o alternador

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

Remover e instalar o motor de partida

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

Remover e instalar o compressor de ar

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

1.00

Remover e instalar a bomba de vácuo

0.80

0.80

0.80

0.80

0.80

0.80

0.80

Remover e instalar todas as velas aquecedoras de partida

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

0.50

Remover e instalar a válvula PCV

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

0.25

 

 

 

Tabela Tempária MITSUBISHI - carro: L-200 - Frontier - Triton - F-1000 - S10 - Toyota Bandeirante

Sistema - Alternador

Descrição

Serviço

Tempo em horas

alternador

revisão

2,00

alternador

substituição

1,00

correia do alternador

substituição

1,00

SISTEMA - ELÉTRICO

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

buzina

substituição

0,50

cabo do velocímetro

substituição

1,00

chave de seta

substituição

1,00

chave de seta c/ air bag

substituição

2,00

cilindro de ignição

substituição

1,50

distribuidor

substituição

2,00

farol

substituição

0,70

interruptor da ventoinha (cebolão)

substituição

0,50

interruptor de farol

substituição

0,50

interruptor de marcha ré

substituição

0,50

 
 
 

interruptor de óleo motor

substituição

0,50

interruptor de temp. injeção

substituição

0,50

interruptor de temp. painel

substituição

0,50

interruptor luz de freio

substituição

0,50

lâmpada de direção (seta)

substituição

0,50

lâmpada de farol

substituição

0,50

lâmpada de freio

substituição

0,50

lâmpada de lanterna

substituição

0,50

lâmpada de ré

substituição

0,50

motor do limpador de para-brisa

revisão

2,00

motor do limpador do vigia

revisão

1,00

painel de instrumentos

revisão

4,00

válvula termostática

teste substituição

4,00

ventilador do radiador

substituição

2,00

vidro de acionamento elétrico

substituição/cada

2,00

SISTEMA - MOTOR DE PARTIDA

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

motor de partida

revisão

2,00

partida à frio

revisão

2,00

SISTEMA - CARGA DE BATERIA

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

 

 

 

 

 

 

SISTEMA - REGULAGEM DE MOTORES

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

regulagem geral de motor

serviço

4

regulagem simples de motor

serviço

2

SERVIÇOS DIVERSOS

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

Balanceamento

 

1,00

Geometria

 

1,00

Placa dianteira

Confecção

1,00

Sistema de alimentação diesel

Limpeza

6,00

Suspensão completo

Reaperto

6,00

Freios

Regulagem

2,00

Freio de mão

Regulagem

1,00

Tanque de combustível

Remoção

4,00

Caixa de macha

Remoção e instalação

8,00

Rodas

Remoção e instalação

1,00

Tanque de combustível

Remoção e instalação

6,00

Caixa de direção

Remover e instalação

12,00

Alarme

Remover e instalar

3,00

Caixa de direção

Reparo

4,00

Reprogramação eletrônica

 

6,00

Caixa de direção

Revisão

8,00

Freio completo

Revisão

4,00

Turbina

Revisão

5,00

Direção hidráulica

Revisão

12,00

Motor

Revisão geral

12,00

Elétrica

Revisão geral

8,00

Velocímetro

Revisão

4,00

Serviço de Capotaria

Serviço

3,00

 
 

 

Serviço de Estofado

 

Serviço

4,00

Serviço de Injeção Eletrônica

 

Serviço

12,00

Serviço de lanternagem

 

Serviço

6,00

Serviço de Lataria

 

Serviço

4,00

Serviço de solda

 

Serviço

2,00

Serviço de suspensão dianteira

 

Serviço

2,00

Serviço de suspensão traseira

 

Serviço

2,00

Serviço de torno eixo da caixa

 

Serviço

1,00

Serviço de tração dianteira

 

Serviço

4,00

Serviço de vidraceiro

 

Serviço

4,00

Serviço Elétrico de Regeneração do Motor

 

Serviço

6,00

Serviço Eletrônico de reprogramação

 

Serviço

6,00

Serviço Mecânico - Hidráulico

 

Serviço

6,00

Serviço Mecânico - Turbina

 

Serviço

6,00

Serviço Mecânico de embreagem

 

Serviço

4,00

Serviços mecânicos nas correias

 

Serviço

4,00

Troca de bateria

 

Troca

0,50

Troca de correia do ar

 

Troca

1,00

Troca de filtros

 

Troca

1,00

Troca de junta tampa válvulas

 

Troca

1,00

Troca de mangueiras

 

Troca

1,00

Troca de pinhão velocidade

 

Troca

1,00

Troca de retentor caixa transferência

 

Troca

2,00

Troca do kit de embreagem

 

Troca

4,00

Troca junta tampa válvulas

 

Troca

1,00

Troca kit de correias

 

Troca

1,00

Troca kit de correias

 

Troca

1,00

 
 

Tabela Tempária UNO MILLER - ASTRA - CELTA - CORSA - CLIO - FIESTA

Sistema - Alternador

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

alternador

revisão

2,00

alternador

substituição

1,00

correia do alternador

substituição

0,50

 

 

 

Sistema - Elétrico

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

buzina

substituição

0,50

cabo do velocímetro

substituição

1,00

chave de seta

substituição

1,00

chave de seta c/ air bag

substituição

1,00

cilindro de ignição

substituição

1,00

distribuidor

substituição

2,00

farol

substituição

0,50

interruptor da ventoinha (cebolão)

substituição

0,50

interruptor de farol

substituição

0,50

interruptor de marcha ré

substituição

0,50

interruptor de óleo motor

substituição

0,50

interruptor de temp. injeção

substituição

0,50

interruptor de temp. painel

substituição

0,50

interruptor luz de freio

substituição

0,50

lâmpada de direção (seta)

substituição

0,50

 

 

 

lâmpada de farol

substituição

0,50

lâmpada de freio

substituição

0,50

lâmpada de lanterna

substituição

0,50

lâmpada de ré

substituição

0,50

motor do limpador de para-brisa

revisão

1,00

motor do limpador do vigia

revisão

1,00

painel de instrumentos

revisão

2,00

válvula termostática

teste substituição

1,00

ventilador do radiador

substituição

1,50

vidro de acionamento elétrico

substituição/cada

1,00

Sistema - Motor de partida

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

motor de partida

revisão

2,00

partida à frio

revisão

1,00

Sistema - Regulagem de motores

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

regulagem geral de motor

serviço

3,00

regulagem simples de motor

serviço

1,00

Serviços diversos

DESCRIÇÃO

SERVIÇO

TEMPO em horas

Geometria

Serviço

1

Limpeza de sistema de ar condicionado

Serviço

6

Reaperto da suspensão

Serviço

4

Remoção e instalação da caixa de macha

Serviço

6

Remoção e instalação de rodas

Serviço

1

Remover e instalar painel

Serviço

4

Reprogramação Eletrônica

Serviço

1

Revisão de ar condicionado

Serviço

4

Revisão do sistema elétrico

Serviço

6

Revisão elétrica

Serviço

12

Revisão sistema de freio

Serviço

3

Serviço de ar condicionado

Serviço

4

Serviço de cambio

Serviço

2

Serviço de Eletricidade

Serviço

2

Serviço de Freio

Serviço

2

Serviço de Lataria

Serviço

2

Serviço de tapeçaria

Serviço

4

Serviço Elétrico

Serviço

6

Serviço Elétrico

Serviço

4

Serviços Eletrônicos

Serviço

2

Serviços Mecânicos

Serviço

5

Troca de bomba d'água

Serviço

6

Troca de palheta

Serviço

1

Troca de Palhetas

Serviço

1

Troca do kit da correia

Serviço

2

Troca do Kit de embreagem

Serviço

5

Troca do retentor da bomba de óleo

Serviço

2

Trocar de bateria

Serviço

1

Troca de lâmpada traseira

Serviço

1

Vidraceiros

Serviço

12

Vidro da porta

Serviço

4

 
 

Tabela Tempária Para todos os carros

Sistema - ar condicionado

Descrição

Serviço

Tempo

em horas

acumulador ou filtro(conjunto) do condicionador de ar

substituição

1,00

anel vedador da mangueira ou tubo do condicionador de ar na válvula de expansão

substituição

4,00

anel vedador da mangueira ou tubo do condicionador de ar no acumulador ou filtro

substituição

1,00

anel vedador da mangueira ou tubo do condicionador de ar no compressor

substituição

1,00

anel vedador da mangueira ou tubo do condicionador de ar no condensador

substituição

1,00

anel vedador da mangueira ou tubo do condicionador de ar no evaporador

substituição

4,00

anel vedador da mangueira ou tubo do condicionador de ar no(s) interruptor(es) de pressão

substituição

1,00

botão do controle da ventilação e/ou aquecimento e/ou condicionador de ar

substituição

1,00

cabo de controle da temperatura do sistema de condicionador de ar

remoção e recolocação ou substituição

0,5

cabo de controle da ventilação ou do condicionador de ar

remoção e recolocação

0,5

compressor do condicionador de ar (conjunto)

remoção e recolocação ou substituição

2,00

condensador do condicionador de ar

remoção e recolocação ou substituição

2,00

conjunto de controle do condicionador de ar

substituição

1,00

conjunto de embreagem do compressor

remoção e recolocação ou substituição

1,00

correia do condicionador de ar

substituição

0,5

evaporador do condicionador de ar

remoção e recolocação ou substituição

5,00

filtro de cabine

substituição

1,00

interruptor de alta pressão do condicionador de ar

substituição

1,00

interruptor de baixa pressão do condicionador de ar

substituição

1,00

jogo de dreno do condicionador de ar

substituição

1,00

mangueiras de saída do aquecedor (com condicionador de ar)

substituição

1,00

mangueiras e/ou tubos de gás do condicionador de ar de sucção e descarga do compressor (conjunto)

substituição

1,5

mangueiras e/ou tubos de gás do condicionador de ar do acumulador ao evaporador (tubo de líquido) do condicionador de ar

substituição

1,5

mangueiras e/ou tubos de gás do condicionador de ar do evaporador ao compressor do a/c

substituição

1,5

módulo do controle eletrônico de climatização

substituição

1,00

motor e/ou hélice do ventilador interno (sistema com condicionador de ar)

remoção e recolocação ou substituição

4,00

núcleo (ou miolo) da válvula de serviço do condicionador de ar

substituição

1,00

relé do módulo de controle do condicionador de ar

substituição

1,00

relé do motor do ventilador interno

substituição

1,00

reservatório de vácuo do condicionador de ar

substituição

1,00

resistor do motor do ventilador interno (sistema com condicionador de ar)

substituição

0,5

sensor de intensidade solar

substituição

0,5

sensor de temperatura do evaporador do condicionador de ar

substituição

3,00

sistema do condicionador de ar

teste, descarga e recarga

1,00

válvula de controle de pressão do compressor do condicionador de ar

substituição

2,00

válvula de expansão

substituição

4,00

vedador da portinhola de admissão de ar externa /recirculação de ar

substituição

1,00

vedador, sede e/ou anel de vedação do eixo do compressor

substituição

1,50

 

Observação: Os tempos contidos nestas tabelas podem ser modificados no momento da execução dos serviços desde que as contratadas ao apresentar os orçamentos dos serviços já apresentem as devidas justificativas.

 

 

 

 

Anexo III - Relação de municípios do estado de Roraima

 

 

 
 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por NELSON FERREIRA DE SOUZA JÚNIOR, Chefe de Seção, em 29/07/2019, às 10:40, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JANDERSON DE MEDEIROS TEIXEIRA, Técnico Judiciário, em 29/07/2019, às 10:53, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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