Timbre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA


Informação Nº 4347 - TRE-RR/PRES/DG/STI/CPS/SSO

À AL,

 

Em atenção à  Solicitação de esclarecimento 8 - SEAL TELECOM (0486563),  tenho a informar:

 

1) No item 1 (Câmera color fixa interna), é referenciado três modelos de câmeras: REFERÊNCIA: AXIS P3225-LV, Avigilon 2.0C-H4A-D1-IR, Hanwha XND-6080RV). Entretanto, existe um evidente direcionamento do equipamento, pois somente o modelo da Axis atenderá 100% das especificações técnicas desse item. Essas comprovações podem ser verificadas facilmente nos catálogos disponíveis nos sites dos fabricantes:

https://www.hanwha-security.com/en/products/camera/network/dome/XND-L6080RV/download/ e http://avigilon.com/products/video-security/cameras/hd-domes/documentation/

Tanto a câmera XND-6080RV, quanto a 2.0C-H4A-D1-IR não atenderão: a. “Deverá possuir velocidade do obturador de 1/60.000 a 1s, no mínimo”. Sendo assim, entendemos que serão aceitas câmeras com obturador de 1/8.000 a 1/6s. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não. A afirmação de que esta especificação seja um direcionamento não procede, pois, este recurso é suportado por outros fabricantes do mercado como, por exemplo, Dahua, Vivotek, Axis, entre outros. Além disso, essas especificações foram baseadas em sua grande maioria de outros processos retirados do site comprasnet onde houve ampla concorrência de mercado com diversos fabricantes. Essa mesma especificação foi enviada para diversas empresas no momento da coleta de valores para referência deste edital, onde obtivemos pelo menos 3 empresas e marcas distintas que atendem plenamente todos os itens desta especificação técnica. Os modelos citados são apenas referencias técnicas de mercado para o processo, porém não quer dizer que eles atendam plenamente aos requisitos.

Ademais, este recurso é de extrema importância para o projeto de segurança monitorada o TRE-RR uma vez que permite a configuração refinada da velocidade do obturador da câmera para permitir capturar imagens nítidas, de alta qualidade e sem rastros quando um objeto, pessoa ou veículo passar por ela rapidamente, permitindo que quando ocorra um incidente, as imagens possam ser utilizadas para fins forenses.

 

2) No item 1 (Câmera color fixa interna), é solicitado que a câmera “Deverá possuir iluminação Mínima: Cor: 0,25 lux, F1.4; P/B: 0,05 lux, F1.4 e 0 (zero) lux com IR”. Entendemos que uma vez solicitado 0 (zero) lux com IR, não precisamos apresentar catálogos de câmeras com a informação do Lux em P/B, uma vez que o modo com o IR ativado já fornecerá imagens em P/B, ficando redundante a informação. Sendo assim, podemos apresentar catálogos apenas com a informação do Lux no modo colorido e no modo com o IR ativado, assim como a documentação da câmera referenciada Hanwha XND-6080RV. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não. Como a lente requisitada deve suportar “correção de IR” e o recurso de iluminação mínima está atrelado diretamente ao funcionamento dela, a informação da especificação para este requisito se torna indispensável.

Qualquer câmera que possuir recurso de “day & night” conta com um sensor de imagem sensível à infravermelho, de modo a possibilitar que a câmera aproveite todo o espectro luminoso da cena. Algumas câmeras são equipadas com iluminador IR que adicionam iluminação infravermelha na cena para melhorar a condição de captura de imagens. Com base nisso, fica evidente qualquer câmera com recurso de “day & night” é capaz de produzir imagens se for adicionada artificialmente iluminação IR suficiente na cena, sendo absolutamente supérfluo a informação “0 lux com IR”, isso não é um indicador de performance, ou seja, não diz nada sobre a sensibilidade do sensor de imagem. O que se espera é saber qual é a sensibilidade do sensor de imagem em condições de pouca iluminação, porém, como expressamente informado no TR, sem adição artificial de luz seja qual for o espectro luminoso.

 

3) No item 2 (Câmera color fixa externa), é referenciado três modelos de câmeras: REFERÊNCIA: AXIS P1435-LE, Avigilon 2.0C-H4A-BO1-IR, Hanwha SNO-L6083R). Entretanto, existe um evidente direcionamento do equipamento, pois somente o modelo da Axis atenderá 100% das especificações técnicas desse item. Essas comprovações podem ser verificadas facilmente nos catálogos disponíveis nos sites dos fabricantes: http://avigilon.com/products/video-security/cameras/hd-bullet-cameras/documentation/ e https://www.hanwha-security.com/en/products/camera/network/bullet/SNO-L6083R/download/ Tanto a câmera 2.0C-H4A-BO1-IR, quanto a SNO-L6083R não atenderão:

a. “Deverá possuir velocidade do obturador de 1/60.000 a 1s, no mínimo”. Sendo assim, entendemos que serão aceitas câmeras com obturador de 1/8.000 a 1/6s. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não.

A afirmação de que esta especificação seja um direcionamento não procede, pois, os modelos citados são apenas referências técnicas de mercado para o processo, bem como este recurso é de extrema importância para o projeto de vigilância monitorada pois permite a configuração refinada da velocidade do obturador da câmera para permitir capturar imagens nítidas, de alta qualidade e sem rastros quando um objeto, pessoa ou veículo passar por ela rapidamente, permitindo que quando ocorra um incidente, as imagens possam ser utilizadas para fins forenses.

Além disso, este recurso é suportado por outros fabricantes do mercado como, por exemplo, Dahua, Vivotek, Axis entre outros.

 

b. “A lente deverá ser integrada e suportar controle P-Iris, zoom e foco remotos e correção de IR”. Entendemos que também serão aceitas câmeras sem o controle P-Iris, pois este recurso não está presente na câmera SNO-L6083R. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não. A afirmação de que esta especificação seja um direcionamento não procede, pois, os modelos citados são apenas referências técnicas de mercado para o processo, bem como o recurso P-Iris é indispensável por se tratar de uma câmera com lente motorizada varifocal, ou seja, a distância focal pode ser ajustada em diferentes posições através dos recursos de ajuste de zoom e foco remotos, sendo assim a função do P-Iris ajuda a controlar a entrada de luz pela lente, seja qual for o posicionamento da lente, para evitar o desfoque, mantendo assim uma imagem nítida e de alta qualidade.

Essa mesma especificação foi enviada para diversas empresas no momento da coleta de valores para referência deste edital, onde obtivemos pelo menos 3 empresas e marcas distintas que atendem plenamente todos os itens desta especificação técnica. Os modelos citados são apenas referências técnicas de mercado para o processo.

 

c. “Possuir Wide Dynamic Range com pelo menos 110 dBs (não será aceito DWDR)”. Entendemos que sim, também serão aceitas câmeras com DWDR, pois este recurso presente na câmera SNO-L6083R. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

 

Não. O DWDR não será aceito por se tratar de um recurso baseado em software que se dá através dos ajustes de ‘gamma’ e pode gerar uma imagem distorcida e inválida para recursos forenses. Já o WDR real por sua vez é um recurso de hardware capaz de tratar fielmente a compensação de iluminação em condições adversas de exposição de luminosidade em uma cena, gerando assim uma imagem completamente válida para fins forenses.

Assim sendo, a afirmação de que esta especificação seja um direcionamento não procede, pois, este recurso é suportado por outros fabricantes do mercado como, por exemplo, DAHUA, Vivotek, Axis, Avigilon, bem como os modelos citados são apenas referências técnicas de marcado para o processo.

 

d. “Deverá possuir caixa de proteção resistente a impactos de acordo com, no mínimo, as normas de proteção IK08, IP66/IP67 e NEMA 4X”. Entendemos que serão aceitas câmeras com somente IK08 e IP66, pois atenderá aos requisitos das câmeras Avigilon 2.0C-H4A-BO1-IR e Hanwha SNO-L6083R, não sendo obrigado o atendimento as normas IP67 e NEMA 4X. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

NÃO. Onde está escrito “IP66/IP67 e NEMA 4X” leia-se “IP66 ou IP67 ou NEMA 4X”.

 

4) No item 2 (Câmera color fixa externa), é solicitado que a câmera “Deverá possuir iluminação Mínima: Cor: 0,25 lux, F1.4; P/B: 0,05 lux, F1.4 e 0 (zero) lux com IR”. Entendemos que uma vez solicitado 0 (zero) lux com IR, não precisamos apresentar catálogos de câmeras com a informação do Lux em P/B, uma vez que o modo com o IR ativado já fornecerá imagens em P/B, ficando redundante a informação. Sendo assim, podemos apresentar catálogos apenas com a informação do Lux no modo colorido e no modo com o IR ativado, assim como a documentação da câmera referenciada Hanwha XND-6080RV. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não. Como a lente requisitada deve suportar “correção de IR” e o recurso de iluminação mínima está atrelado diretamente ao funcionamento dela, a informação da especificação para este requisito se torna indispensável.

Qualquer câmera que possuir recurso de “day & night” conta com um sensor de imagem sensível à infravermelho, de modo a possibilitar que a câmera aproveite todo o espectro luminoso da cena. Algumas câmeras são equipadas com iluminadores IR que adicionam iluminação infravermelha na cena para melhorar a condição de captura de imagens. Com base nisso, fica evidente qualquer câmera com recurso de “day & night” é capaz de produzir imagens se for adicionada artificialmente iluminação IR suficiente na cena, sendo absolutamente supérfluo a informação “0 lux with IR”, isso não é um indicador de performance, ou seja, não diz nada sobre a sensibilidade do sensor de imagem. O que se espera é saber qual é a sensibilidade do sensor de imagem em condições de pouca iluminação, porém, como expressamente informado no TR, sem adição artificial de luz seja qual for o espectro luminoso.

 

5) No item 1 (Câmera color fixa interna), é referenciado três modelos de câmeras: REFERÊNCIA: AXIS P3225-LV, Avigilon 2.0C-H4A-D1-IR, Hanwha XND-6080RV). Entretanto, existe um evidente direcionamento do equipamento, pois somente o modelo da Axis atenderá 100% das especificações técnicas desse item. Desta forma, entendemos que caso alguma proposta contenha as câmeras Avigilon 2.0C-H4A-D1-IR, Hanwha XND-6080RV serão aceitas pela CONTRATANTE, mesmo que elas não atendam a todos os requisitos solicitados neste item, uma vez que foram referenciadas neste certame. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não. Os modelos citados são apenas referências técnicas de mercado para o processo. A afirmação de que esta especificação seja um direcionamento não procede, pois, estes recursos são suportados por outros fabricantes do mercado. Essa mesma especificação foi enviada para diversas empresas no momento da coleta de valores para referência deste edital, onde obtivemos pelo menos 3 empresas e marcas distintas que atendem plenamente todos os itens desta especificação técnica.

 

6) No item 2 (Câmera color fixa externa), é referenciado três modelos de câmeras: REFERÊNCIA: AXIS P1435-LE, Avigilon 2.0C-H4A-BO1-IR, Hanwha SNO-L6083R). Entretanto, existe um evidente direcionamento do equipamento, pois somente o modelo da Axis atenderá 100% das especificações técnicas desse item. Desta forma, entendemos que caso alguma proposta contenha as câmeras Avigilon 2.0C-H4A-BO1-IR, Hanwha SNO-L6083R serão aceitas pela CONTRATANTE, mesmo que elas não atendam a todos os requisitos solicitados neste item, uma vez que foram referenciadas neste certame. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não. Os modelos citados são apenas referências técnicas de mercado para o processo. A afirmação de que esta especificação seja um direcionamento não procede, pois, estes recursos são suportados por outros fabricantes do mercado. Essa mesma especificação foi enviada para diversas empresas no momento da coleta de valores para referência deste edital, onde obtivemos pelo menos 3 empresas e marcas distintas que atendem plenamente todos os itens desta especificação técnica.

 

7) No item 5 “Dispositivo para armazenamento de imagens (storage) Tipo 1 Cartórios Eleitorais”, é solicitado que o produto “Devem ser fornecidas 13 licenças adicionais”.

Gostaríamos de saber se essas licenças são referentes ao software de monitoramento para gravação das imagens? Se sim, qual é a especificação mínima desse software?

 

RESPOSTA:

O storage especificado possui um sistema de vigilância FREE embarcado de nome Surveillance Station, porém há a necessidade de fornecimento das licenças de ativação câmeras. Assim, as licenças de que trata o edital deverão ser fornecidas junto com o storage. As especificações mínimas estão expressas dentro do item citado.

 

8) No item 5 “Dispositivo para armazenamento de imagens (storage) Tipo 2 TRE-RR”, é solicitado que o produto “Devem ser fornecidas 24 licenças adicionais”. Gostaríamos de saber se essas licenças são referentes ao software de monitoramento para gravação das imagens? Se sim, qual é a especificação mínima desse software?

 

RESPOSTA:

O storage especificado possui um sistema de vigilância FREE embarcado de nome Surveillance Station, porém há a necessidade de fornecimento das licenças de ativação câmeras. Assim, as licenças de que trata o edital deverão ser fornecidas junto com o storage. As especificações mínimas estão expressas dentro do item citado.

 

9) No item 6, em “CONTROLADOR DE VÍDEO WALL COM SUPORTE PARA ATÉ 6 MONITORES”, é solicitado que o produto “Deve possuir no mínimo 6 x portas USB 3.0/2.0 (4 x no painel traseiro, 2 x disponíveis através do conector USB interno), 6 x portas USB 2.0/1.1 (2 x no painel traseiro, 4 x disponíveis através dos conectores USB internos)”. Entendemos que por se tratar de um servidor profissional, o padrão de mercado para equipamentos tipo Rack não possui tantas portas USB. Sendo assim, entendemos que podemos ofertar um controlador de vídeo com 4 x portas USB 3.0/2.0 (2 x no painel traseiro, 2 x disponíveis através do conector USB interno). Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não. O Controlador de vídeo wall deverá possuir no mínimo “6 x portas USB 3.0/2.0 (4 x no painel traseiro, 2 x disponíveis através do conector USB interno)”, dado que o uso simultâneo de vários dispositivos USB pode ocorrer frente ao uso das funcionalidades do Vídeo Wall.

 

10) No item 6, em “CONTROLADOR DE VÍDEO WALL COM SUPORTE PARA ATÉ 6 MONITORES”, é solicitado que o produto “Deve possuir pelo menos 6 (seis) interfaces integradas 6 x SATA 6Gb/s”. Entendemos que por se tratar de um servidor profissional, o padrão de mercado para equipamentos tipo Rack não possui tantas interfaces integradas. Sendo assim, entendemos que podemos ofertar um controlador de vídeo com 4 (quatro) interfaces integradas 4 x SATA 6Gb/s. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto.

 

11) No item 6, em “CONTROLADOR DE VÍDEO WALL COM SUPORTE PARA ATÉ 6 MONITORES”, é solicitado que o produto “Deve possibilitar operação a temperatura entre 0°C ~ 50°C”. Entendemos que podemos entregar um controlador de vídeo wall que possibilite operação a temperatura entre 5°C ~ 50°C, pois além de ser o padrão de mercado dos grandes fabricantes, historicamente o estado de Roraima jamais chegou a temperaturas abaixo de 5°C. A temperatura normal de uma sala de TI climatizada é entre 10 a 15°C, entendendo perfeitamente as condições de operação necessárias. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto.

 

12) No item 6, em “CONTROLADOR DE VÍDEO WALL COM SUPORTE PARA ATÉ 4 MONITORES”, é solicitado que o produto “Deve possuir no mínimo 6 x portas USB 3.0/2.0 (4 x no painel traseiro, 2 x disponíveis através do conector USB interno), 6 x portas USB 2.0/1.1 (2 x no painel traseiro, 4 x disponíveis através dos conectores USB internos)”. Entendemos que por se tratar de um servidor profissional, o padrão de mercado para equipamentos tipo Rack não possui tantas portas USB. Sendo assim, entendemos que podemos ofertar um controlador de vídeo com 4 x portas USB 3.0/2.0 (2 x no painel traseiro, 2 x disponíveis através do conector USB interno). Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Não.O Controlador de vídeo wall deverá possuir no mínimo “6 x portas USB 3.0/2.0 (4 x no painel traseiro, 2 x disponíveis através do conector USB interno)”, dado que o uso simultâneo de vários dispositivos USB pode ocorrer frente ao uso das funcionalidades do Vídeo Wall.

 

13) No item 6, em “CONTROLADOR DE VÍDEO WALL COM SUPORTE PARA ATÉ 4 MONITORES”, é solicitado que o produto “Deve possuir pelo menos 6 (seis) interfaces integradas 6 x SATA 6Gb/s”. Entendemos que por se tratar de um servidor profissional,

o padrão de mercado para equipamentos tipo Rack não possui tantas interfaces integradas. Sendo assim, entendemos que podemos ofertar um controlador de vídeo com 4 (quatro) interfaces integradas 4 x SATA 6Gb/s. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto.

 

14) No item 6, em “CONTROLADOR DE VÍDEO WALL COM SUPORTE PARA ATÉ 4 MONITORES”, é solicitado que o produto “Deve possibilitar operação a temperatura entre 0°C ~ 50°C”. Entendemos que podemos entregar um controlador de vídeo wall que possibilite operação a temperatura entre 5°C ~ 50°C, pois além de ser o padrão de mercado dos grandes fabricantes, historicamente o estado de Roraima jamais chegou a temperaturas abaixo de 5°C. A temperatura normal de uma sala de TI climatizada é entre 10 a 15°C, entendendo perfeitamente as condições de operação necessárias. Nosso entendimento está correto?

 

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto.

 

 

É a informação.

 

Severino José Caetano Filho

Chefe da Seção de Suporte Operacional.

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por SEVERINO JOSÉ CAETANO FILHO, Chefe de Seção, em 28/08/2019, às 09:53, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.tre-rr.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0487504 e o código CRC 1855E777.


0001235-49.2019.6.23.8000 0487504v3