Timbre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA

Av. Juscelino Kubitschek, 543 - Bairro São Pedro - CEP 69306-685 - Boa Vista - RR


ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA / 2018

1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI

 

Atualmente o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima possui em operação apenas 02 (duas) impressoras com tecnologia jato de tinta, das quais 01 (uma) está localizada na STI - Secretaria de Tecnologia da Informação e 01 (uma) na ASCOM - Assessoria de Comunicação.

Ambos os setores imprimem materiais gráficos coloridos, entre eles: folders, prospectos, jornais, identificação de urnas eletrônicas, etiquetas para urnas eletrônicas, etiquetas para computadores e outros materiais.

O TRE-RR não possui contrato de manutenção de impressoras. Estudos comprovam que é mais vantajosa aquisição com garantia do que o conserto.

As novas impressoras com tecnologia jato de tinta acompanham reservatórios para tinta de fábrica, isso significa que não existe mais a dependência de aquisição de cartuchos.

A aquisição de cartuchos sempre foi problemático, visto que não é possível indicar marca, portanto muitas vezes eram adquiridos cartuchos "similares" que muito embora passassem no teste da amosta, com o passar do tempo não apresentavam qualidade adequada.

O TRE-RR possui alguns programas tais como: "Voto Ético", "Eleitor do Futuro", "Justiça Itinerante", e por esse motivo elabora muitas campanhas educativas, e é uma necessidade a impressão de material colorido.

Todas as impressoras a serem adquiridas serão utilizadas para suprir os programas elencados acima, bem como suprir a necessidade de impressão de material eleitoral.

O presente estudo de viabilidade técnica visa levantar os recursos mínimos necessários bem como as melhores soluções para atender ao negócio do TRE.

 

2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada

 

A quantidade necessária de equipamentos é de 05 (cinco) unidades para repor o estoque/substituições do TRE e atualização de todo o parque pelos próximos 03 (três) anos.

 

3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência

 

Ao cabo da aquisição seriam obtidos resultados satisfatórios pelos próximos 03 (três) anos tendo em vista que os equipamentos adquiridos possuem novas tecnologias embarcadas, garantindo os serviços já existentes.

Considerando a atual conjuntura econômica e seu processo de recuperação, o qual deverá ser lento, além do escasso orçamento, a aquisição dos equipamentos garantirá que a Justiça Eleitoral possa manter seus serviços ao público interno e externo.

Cabe ressaltar que nos anos de 2019 e 2020 não há previsão de orçamento para investimento.

 

4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

 

A aquisição em tela está alinhada ao Planejamento Estratégico 2016/2021  (evento SEI0276287), no que se refere a Governança de TI, Melhoria da infraestrutura e governança de TIC. 

Com a aquisição de novas impressoras com tecnologia jato de tinta com tanque de tinta de fábrica buscamos melhorar a qualidade tecnológica aumentando a disponibilidade dos recursos, a garantia dos serviços pelos próximos 03 (três) anos, corroborando com o Planejamento Estratégico do TRE-RR até 2021.

 

5.0 - Requisitos da Contratação

 

Requisitos mínimos e necessários - Tecnológicos

 

Requisitos Legais

 

A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:

 

a) Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitação e contratos da Administração Pública.

b) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.

d) Resolução CNJ nº 182/2013  e;

e) Resolução TRE/RR 351/2017

 

Requisitos negociais

 

1 - As impressoras a serem adquiridas devem apresentar tanque de armazenamento de tinta.

 

Requisitos Tecnológicos

ITEM 01 - Impressora com tecnologia Jato de Tinta com tanque de tinta de fábrica

 

Característica Geral

 

  1. Processador com no mínimo 200 MHz

  2. Memória interna mínima de 256MB

  3. Ciclo de trabalho mensal mínimo: 10.000 páginas

  4. A impressora já deve vir com o tanque de fábrica com carga completa de tintas

 

Impressão

  1. Velocidade mínima de 40 ppm em tamanho A4

  2. Resolução mínima 1200 x 600 dpi

  3. Sistemas operacionais compatíveis: Windows 8 / Windows 7 / 2008R2, 2008 / Mac OS X 10.5 ou superior

  4. Deverá imprimir via smartphone

 

Papel

  1. Pelo menos duas entradas para papel

  2. Capacidade mínima na bandeja de 50 folhas

  3. Bandeja multifuncional: Comum, Fino, Bond, Perfurado, Pré-impresso, Reciclado, Envelope, Transparência, Etiqueta, Cartão, Timbrado, Grosso, Algodão, Colorido, Arquivo, Mais grosso

  4. Formatos disponíveis: A4, A5, A6, ISO B5, JIS B5, Executivo, Carta, Ofício, Fólio, Ofício, Statement, Personalizado

  5. Gramaturas suportadas: 60 a 180 g/m² 

 

Conexão

  1. Gigabit Ethernet

  2. USB 2.0 ou posterior

 

Cabos

  1. Todos os cabos necessários à conexão das impressoras ao computador com plugue de acordo com o padrão utilizado no Brasil (USB)

 

Acessórios

  1. Fonte de alimentação;

  2. Manual do equipamento.

 

Garantia 

  1. Garantia pelo menos 12  (doze) meses com atendimento on-site.

 

6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI

Foram identificadas 3 (três) soluções possíveis de atender aos requisitos disponíveis no mercado de Tecnologia da Informação:

 

SOLUÇÃO 01

1.1 - Contratação de empresa especializada para fornecer impressoras com tecnologia jato de tinta com tanque de fábrica para armazenar tinta;

1.2 - Garantia de pelo menos 12 (doze) meses on-site

1.3 - Preço médio da praça - conforme cotação no evento SEI: 04330810433082 e 0433083

 

SOLUÇÃO 02

2.1 - Locação de impressoras com tecnologia jato de tinta com tanque de fábrica para armazenar tinta;

2.2 - Preço - Não foi possível cotação em virtude do pequeno número de equipamentos para locação - desinteresse dos fabricantes

 

SOLUÇÃO 03

3.1 - Doação por parte do TSE de impressoras com tecnologia jato de tinta com tanque de fábrica para armazenar tinta, em garantia

3.2 - Preço - Sem valor

 

7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução

 

Diversos contatos telefônicos foram feitos com os grandes fabricantes de impressoras com tecnologia jato de tinta, tais como HP,  BROTHER, EPSON. Os referidos fabricantes responderam que não trabalham com locação de impressoras com tecnologia jato no momento. Os fabricantes informaram que se a quantidade fosse expressiva poderiam realizar estudos, o que não é o caso do TRE de Roraima, onde a quantidade é muitíssimo pequena, segundo os fabricantes.

Com relação a solução 03, foram feitos contatos com o Tribunal Superior Eleitoral, no entanto este informou que no momento não tem em seu parque computacional impressoras com tecnologia jato de tinta com tanque de fábrica para armazenar tinta, em garantia para doação. 

Desta forma não resta outra alternativa que não seja a contratação de empresa especializada para fornecer impressoras com tecnologia jato de tinta com tanque de fábrica para armazenar tinta, com garantia de pelo menos 12 (doze) meses on-site (Solução 01).

 

7.1 - Análise final do custo da solução escolhida

 

ID

Material

Valor Unitário

Quantidade

Total

 

1

 

Impressora com tecnologia jato de tinta com tanque de tinta de fábrica

 

1.817,22

 

05

9.086,10

TOTAL R$

9.086,10

                                     

                                     

8.0 - Descrição da solução de TI

 

A presente solução consiste na aquisição de impressoras com tecnologia jato de tinta com tanque de fábrica para armazenar tinta,  com garantia de 12 (doze) meses.

Serão adquiridas impressoras que possuirão novas tecnologias, as quais proporcionarão mais confiabilidade no tocante a disponibilidade de serviços, uma vez que apresentarão um hardware com maior poder de processamento e armazenamento da memória volátil.

Face ao contingenciamento do orçamento e em virtude da PEC 241, será dado preferência na aquisição de pelo menos 05 (cinco) impressoras com tecnologia jato de tinta.

 

9.0 - Justificativa para o não parcelamento

 

A presente solução não poderá ser parcelada, pois os bens adquiridos devem ser imediatamente entregues, face a necessidade de substituição imediata de equipamentos e complemento do estoque.

 

10.0 – Adequação do Ambiente

 

10.1 – Infraestrutura Tecnológica

 

10.2 – Infraestrutura Elétrica

 

10.3 – Logística de Implantação

Todos as impressoras serão entregues no TRE mediante termo de aceite.

 

10.4 – Espaço físico

Não há um espaço físico definido visto que as impressoras serão totalmente utilizadas na Secretaria do TRE.

 

10.5 – Mobiliário

Não há necessidade de mobiliário específico para solução.

 

10.6 – Impacto ambiental

Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).

 

 

 

Equipe de Contratação (0427532)

 

Paulo Cezar Rodrigues da Silva

Integrante Demandante

 

Andson de Lima Gomes

Integrante Técnico 

 

Cássia Cavalcante Alves

Integrante Administrativo

 

 

 

Boa Vista, 10 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULO CÉZAR RODRIGUES DA SILVA, Integrante Demandante, em 01/11/2018, às 22:40, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.tre-rr.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0427393 e o código CRC B9861DA2.


0002793-90.2018.6.23.8000 0427393v21